O baile de formatura, ou baile de gala – como também é conhecido – é de longe o momento da conclusão mais esperado por qualquer formando.
Ainda que vocês planejem dezenas de festas para arrecadação: festa de meio curso, 365 dias – nada tira o brilho do grande dia.
E nem deve!
Aliás, se você não sabe o que significa cada uma dessas festas, leia o artigo até o final para sair daqui sabendo tudo o que você precisa para planejar o melhor baile da sua vida.
Antes de começar a planejar a festa ou mesmo a pensar nas arrecadações, a primeira coisa que você precisa ter em mente é quantos formandos irão participar.
Apesar de ser o sonho de muitos, nem todos fazem questão – ou não podem – arcar com os custos, por isso, a comissão deve identificar os interessados e verificar junto com o Cerimonial escolhido a melhor forma de cobrança.
No geral, a mensalidade é paga via boleto, com multa definida em contrato e há também a inclusão de reajustes quando houver atrasos.
Afinal, o número de participantes irá impactar diretamente no valor a ser arrecadado.
A propósito, nesta etapa, espera-se que você já tenha uma comissão de formatura definida.
Se não, falamos aqui sobre como formar e quais os cargos ela deve ter.
Feito isso, com estes dois passos já definidos podemos partir para a melhor parte: a festa!
Esta é a hora de pensar qual o tipo de festa vocês querem ter, jantar dançante, baile de gala, mais simples ou sofisticado, poucos ou muitos convidados – as possibilidades são diversas.
É claro que aqui (como em tudo o que a comissão irá decidir) deverá prevalecer o interesse da maioria, por isso, um bate-papo com a turma é primordial.
Porém, é preciso saber o que cada uma das opções oferece, assim, este é outro bom momento para incluir o Cerimonial, ele terá todas as informações necessárias para a tomada de decisão.
A diferença de preço entre as opções pode ser significativa e isso também impacta no valor que vocês irão pagar mensalmente.
Outra decisão que pode influenciar no preço é a data para a realização do baile.
No geral, quem se forma no segundo semestre, os meses de março ou abril são os mais interessantes, até porque, as parcelas não ficam tão altas.
Já para as turmas que concluem os estudos no primeiro semestre, outubro é o mês mais cotado.
Ou seja, essa decisão vai variar de interesse, tempo de pagamento e data de término do calendário acadêmico.
O baile de formatura tem em média duração mínima de 6 horas e reúne formandos, amigos, familiares e convidados.
Ah! E ainda pode-se optar pelo pós-baile, o famoso “after” — uma festa para prolongar a festa!
Assim, ao invés de finalizar o baile de formatura às 5:00 da manhã — como de costume — o pós-baile estende a comemoração por mais algumas horas ainda com suporte da equipe contratada.
Mas calma! Até aqui só falamos onde vocês irão gastar, mas, nem só de boletos vive um formando.
Então…
Lá em cima, falamos sobre algumas das festas de arrecadação, e além de serem uma excelente alternativa para aliviar a tensão – é a melhor forma para conseguir uma graninha extra e reduzir o valor da mensalidade sem precisar mudar os planos para o baile.
Estímulo para os anos restantes, a festa de meio curso celebra a conclusão de metade da graduação e é também uma ótima oportunidade para arrecadar um extra.
Crie uma temática atraente, convite toda a faculdade, divulgue e tenha atrações interessantes. Aqui, vale tudo, mas, isso não será muito difícil.
A essa altura do campeonato você já deve ter percebido que universitário não precisa de muito para transformar tudo em oportunidade – uma boa música, bebida gelada e a promessa de muita diversão, já serão ótimos incentivos para que você venda todos os convites.
Quando essa data chegar, vai estar faltando muito pouco para o tão sonhado baile de formatura, e tanta ansiedade não precisa ser restringida só pra vocês!
A propósito, essa é provavelmente a última oportunidade de fazer uma festa de arrecadação.
Por isso, chame os amigos para comemorar o início da contagem regressiva.
Sabe aqueles imprevistos de última hora que te pega com o caixa zerado? É aqui que vocês podem virar o jogo!
É importante ressaltar que o Cerimonial também poderá ficar responsável por auxiliar na organização destas festas, porém, tudo isso deve ser previamente acordado e fixado em contrato.
Além das festas, ações entre amigos e venda de produtos, também existe a possibilidade de unir duas ou mais turmas para dividirem os custos, assim, aumenta-se o número de participantes e consequentemente a possibilidade de fazer um baile de formatura que atenda a todas as expectativas.
Independente das opções escolhidas, tenha sempre atenção aos detalhes, eles podem tornar a sua festa inesquecível tanto para o lado positivo, quanto negativo.
Transparência: seja do organizador de eventos ou da comissão de formatura junto aos formandos!
São muitas pessoas envolvidas nesse processo, por isso, transparência e o planejamento são cruciais para o sucesso da sua festa de formatura!
Faça todos os orçamentos, seguros, paguem as taxas ou contem com a experiência da Lamounier Eventos para te auxiliar na administração e incrementar a sua festa de formatura garantindo 100% de sucesso!