Que universitário não vive só de estudos, você já sabe…
Estuda-se muito é verdade, porém, se diverte a bessa também!
Mas, talvez o que você não saiba é que os eventos são bastante sofisticados — e eu não estou falando dos que você e sua turma vão produzir, mas sim, dos Jogos Universitários organizados pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário, a CBDU, a CBAU Confederação Brasileira das Atléticas universitárias ou as próprias Universidades.
Como o próprio nome já diz, os jogos realizados entre várias universidades do Brasil, ocorrem em uma região pré definida pela organizadora.
Além da competição entre as atléticas de cada faculdade, o torneio conta com diversas atrações musicais e muita festa.
A lógica é mais ou menos assim: se ganhar, tem festa pra comemorar. E se perder, tem festa pra afogar as mágoas também.
Mas, calma! Não vai pensando que os jogos universitários são só bagunça e oba oba, porque não é, tem muita coisa além disso.
A verdade é que os atletas são as grandes estrelas da competição, que varia entre esportes individuais e coletivos.
Inclusive, as modalidades são bastante diversificadas: tem Basquete, Futsal, Futebol de campo, Handebol, Natação, Luta, Jogos de Carta, Tênis de mesa, Vôlei, Xadrez e muito mais. Isso vai variar de acordo com a universidade.
A atmosfera mágica criada por esses jogos é o que faz com que as atléticas se interessem cada vez mais em participar e acaba sendo uma grande vitrine para faculdades de todo o país.
O evento ocorre durante 4 a 6 dias em média e todos os participantes ficam hospedados em alojamentos ou hotéis para toda a delegação — isso, se o evento não for na própria cidade.
O bacana dos jogos é que não é só as universidades que se envolvem com a organização, o comércio da cidade sede também abraça a competição — além de movimentar a região com os milhares de participantes, os jogos universitários geram empregos e movimenta a economia local.
Só quem já participou, disputou ou só foi mesmo pra curtir sabe o quanto eles são empolgantes.
A responsabilidade de representar sua faculdade, sua turma, a ansiedade de trazer o troféu pra casa… tudo no melhor espírito, e não só de competição, mas de amizade.
Acredite, você pode até não trazer o prêmio pra casa, mas, recordação é o que não vai faltar!
Aliás, se de tudo o troféu não vier, alguns vários tirantes eu tenho certeza que sim!
Isso porque, trocar tirantes (aquelas alcinhas das canecas) é uma prática bem comum entre as atléticas — e cada uma delas com certeza carrega muitas conquistas, derrotas, mas também muita farra.
Existem jogos universitários que reúnem mais de 15.000 pessoas e outros menos de 1.000 e tudo bem, a energia vai ser a mesma de um estádio superlotado para a final do brasileirão.
Por isso, se você ainda não está na expectativa pra esse dia, devo dizer: anime-se!
Poucas são as oportunidades de ser tão universitário quando esta.
Então, treine, crie o seu grito de guerra, monte a sua torcida e divirta-se!
Ainda não sabe como fazer a sua festa de formatura? Fale com a gente!